sábado, 13 de dezembro de 2008

Igreja Copta em Cairo

Não era um sonho, mas foi muito interessante. Acidentalmente assisti a uma missa da igreja copta de São Sérgio no Cairo, também conhecida como Sagrada Família. Era proibido tirar fotos. Bem... eu tenho que assumir que acidentalmente a minha máquina acabou tirando algumas fotos sem que eu percebesse... :) Deve ser algum módulo automático que eu não conhecia. Foi interessante observar o comportamento das pessoas enquanto assistiam à missa. Geralmente eu me divirto mais observando os outros do que participando, e não foi exceção. As pessoas chegavam, passavam a mão na santa da foto e em seguida beijavam sua própria mão e em seguida entravam. Aliás, as mulheres usavam véu e geralmente havia um desenho de Maria no tecido. Ali dentro, ninguém parecia realmente estar desfrutando da missa. Uns bocejavam, outros conversavam e riam e alguns até dormiam durante a missa. Outros ficavam olhando para todos os lados, menos para o sacerdote. Os homens circulavam na igreja segurando os bebês. Foi interessante porque em todos os casais sempre era o homem que segurava o bebê. Um padrão? Não sei. Durante as músicas ninguém cantava junto. O sacerdote cantava sozinho. Como em qualquer lugar do mundo um celular tocou bem no meio da missa. É a modernidade chegando na igreja copta. Não apenas através dos telemóveis, como se diz em Portugal, mas também através das roupas. Uma mulher com sacola do Starbucks e com tênis da Nike assistia atentamente à missa.
Dizem que pouco restou da velha estrutura do que é a primeira igreja cristã do Cairo. Ela possui doze colunas representando os doze apóstolos. E também tem diversos quadros. O mais interessante é o quadro 141 G, que fica do lado direito. Mostra Jesus sendo enterrado e depois resurreto. Eu não deveria, mas desta vez conscientemente tirei uma foto sem flash deste quadro que não apenas chamou minha atenção, como também estará no meu livro, representado através de um desenho. 141 G. Guardem este número.

Nenhum comentário: